domingo, 12 de novembro de 2006

no mínimo esforcem-se por ser bem educados...

Lá fui ontem para a feira tão falada neste blogue (sim, sim, é assim que se escreve blogue em português...). Depois de quase três horas de viagem lá nos metemos numa vila insuportável... Não querendo desprestigiar Óbidos, a feira do chocolate ou sequer a organização da feira, à qual quero aqui deixar o meu agradecimento. O que se passa é que, numa feira que é feita numa vila medieval lindíssima e onde o tema é o chocolate, tudo isto invoca a qualquer um o conceito de prazer e da tranquilidade do saborear paisagens lindíssimas, objectos maravilhosos do nosso artesanato na deliciosa companhia do aroma e sabor do chocolate que é confecionado de mil e uma maneiras e para todos os gostos. No entanto, todo este cenário que seria e é possível em qualquer outro sítio do país, não existe em Óbidos... e porquê? pela proximidade com Lisboa onde vivem aqueles milhares de gente mal educada, sem nenhum tipo de civismo ou de cortesia e ainda por cima com as manias das pressas das correrias das filas e da competição por comer aquele bombom 1/5 de segundo antes daquela senhora.... Sim, aquelas pessoas que se comportam numa belíssima tarde de sábado de outono e dentro de muralhas medievais como se estivessem em plena 2ª circular numa 2ª feira de manhã, ou a tentar apanhar o metro e depois o autocarro e depois a fila de picar o ponto e a fila para o café e e .... Por favor!!! Tenho tido já o prazer de frequentar várias feiras, em vários pontos do país, umas mais no interior, outras mais no litoral, mas nunca em nenhum sítio tão perto de Lisboa, e de verdade, nunca tinha visto gente assim... parecia que estava metida numa 2ª feira de manhã de chuva em Lisboa à procura de transportes públicos... será que não têm vergonha?, já não sabem o que significam palavras como passeio, prazer, disfrutar, paciência, convívio, paz, tranquilidade?... então se não sabem, no mínimo esforcem-se por ser bem educados... (para os lisboetas que conheço e de quem gosto bastante: este recado não é para vocês!)

1 comentário:

Anónimo disse...

Percebo agora que a tua demanda do chocolate não foi, afinal, tão "doce" quanto seria legítimo esperares. Tudo por culpa dos lisboetas que decidiram acorrer em catadupa... e com a sua grosseria privaram os demais de fruir em pleno e com qualidade os prazeres do chocolate.
De facto, um cenário medieval como a bela vila de Óbidos não combina com a pressa e o atropelo dos dias de hoje; requer, isso sim, que se adopte uma postura tranquila e descontraída, mais propícia ao desfrute dum prazer eterno como... o chocolate!!

Lamento que não tenhas regressado a casa com as melhores recordações; e lamento não ter lá estado para te acompanhar naquele périplo por aromas e sabores tão doces!!
Talvez para o ano.

Beijinhos